Publicado por: Agnès | Maio 22, 2009

Às camadas

Empadão é um dos meus pratos favoritos. Saboroso, reconfortante, fácil e barato tem tudo a seu favor. Por isso, ciclicamente reaparece à mesa cá em casa. A minha versão é ligeiramente diferente da tradicional. Uso menos batata, o que faz com que fique menos massudo e pesado. Leva legumes vários para me facilitar a vida e não ser preciso fazer um acompanhamento separadamente. Tem ainda a seu favor as vantagens de poder ser feito com antecedência além de congelar bem.

Empadão Cinderela*
(4 pessoas)

Ingredientes:

– 1 kg de batatas
– 500 gr de carne picada
– 1 courgete
– 1 chávena de abóbora
– 1 tomate
– sal qb
– piripiri qb
– noz moscada qb
– 200 gr de queijo ralado
– 4 ovos
– leite qb
– 1 cebola picada
– 1 alho picado
– azeite qb

Preparação:

Num tacho cozer as batatas com sal. Quando cozidas escorrê-las e passá-las pelo passevite ou, na falta deste, desfazê-las com a varinha mágica juntando noz moscada, pimenta, manteiga e leite a gosto. Reservar.

Noutro tacho preparar  um estrugido com a cebola, o alho e o azeite. Temperar de sal e piripiri. Juntar o tomate cortado aos cubos e mexer bem. Quando levantar fervura juntar a carne, a courgete e a abóbora (ambas cortadas em pedaços pequenos. Deixar cozer e apurar em lume brando até a carne estar bem cozinhada e os legumes (sobretudo a abóbora) desfeitos. Se necessário desfazer os pedaços de abóbora com a colher de pau. Convém deixar o mínimo líquido possível e verificar os temperos.

Num pirex forrar o fundo com o puré todo que de seguida se cobre com a carne. Cobrir com queijo ralado e levar ao forno previamente aquecido. Quando estiver quase pronto colocar 4 ovos em cima deixando o máximo de espaço possível entre eles. Se se quiser, temperar os ovos com pimenta. Voltar a colocar no forno até os ovos estarem cozinhados.

Observações:

* O nome vem do uso da abóbora que torna o molho da carne ligeiramente alaranjado. Daí e de uma terrível falta de ideias para nomes originais.


Responses

  1. que deliçia amiga,jinhossss grandes

  2. este blogue é um perigo para gente gulosa!!! vou criar uma petição contra ti ines maria!


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: