Publicado por: Agnès | Agosto 8, 2009

Quem vem e atravessa o rio…

Como boa tripeira exilada em Lisboa há muitas coisas e hábitos a sul do Mondego que eu não percebo. Simplesmente não me entram na cabeça. Uma delas é a obsessão pelo arroz doce. Aquilo não é comestível, é uma espécie de papa de arroz recozido com uma consistência no mínimo desagradável. Sobretudo não percebo a necessidade de o comer quando há uma belíssima alternativa: a aletria!

E como andava com saudades de casa saiu uma bela aletria. Soube a mimo de infância comido ainda quente e muito húmido com o leite a escorrer e fugir da colher. Cheirou a Natal com a família reunida, a prendas, música e risos partilhados. Para mim, sendo uma das coisas mais simples de fazer, será sempre das mais especiais.

Aletria de matar saudades
(daria para 4 pessoas, mas estou sozinha)

Ingredientes:

– ½ l de leite (eu usei leite meio gordo, mas com leite do dia gordo fica com uma textura ainda mais cremosa e rica)
– cerca de 250 gr de aletria
– 6 c. de sopa de açúcar branco
– 1 pau de canela
– 1 casca de limão
– 4 gemas de ovos

Preparação:

Colocar num tacho amplo o leite com o açúcar, a casca de limão e o pau de canela e aquecer até ferver. Juntar a aletria partida, tendo o cuidado de quebrar os ninhos em que ela vem normalmente (este é o truque para não ficar toda colada). Mexer com um garfo tentando separar os fios de aletria o mais possível.
Quando a aletria estiver cozida (o que é rápido) ajustar a quantidade de leite. Pessoalmente eu gosto da aletria muito húmida e é preciso ter em conta que à medida que arrefecer vai ficando cada vez mais seca, por isso mais vale ficar demasiado líquida ao tirar do lume do que depois acabar seca e endurecida.
Depois de desligar o fogão, adicionar as gemas de ovos mexendo  e incorporando rapidamente. Colocar no recipiente final (não esquecer de tirar o pau de canela e a casca de limão) e comer quente, morno ou frio.


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: