Publicado por: Agnès | Março 27, 2010

Melhor que chocolate?

Tenho sérias dúvidas sobre a existência de algo melhor que chocolate. A minha única indecisão prende-se com o doce de ovos que considero partilhar o primeiro lugar num justíssimo empate. Mas este fim-de-semana tinha uma coisa muito importante para festejar e achei que a celebração merecia chocolate. Assim, munida dessa fabulosa peça de literatura culinária que é o The Chocolate and Coffee Bible procurei a forma ideal de exprimir a minha alegria. Inspirei-me na Chocolate and Almond Meringue Pie, mas como acho que as amêndoas combinam melhor com ovos do que com chocolate, substitui-as por avelãs. Entretanto, fui fazendo várias alterações à receita que ficou óptima, com um equilíbrio perfeito entre o recheio de chocolate, húmido, espesso e rico e a cobertura de merengue, leve e crocante como os melhores suspiros.

E se se perguntam para que serve o morango, assim já se trata de fruta. Fica automaticamente saudável!

Tarte de Chocolate e Avelã com Merengue

Ingredientes:

– 1 base de massa quebrada
– 150 gr. de chocolate negro de culinária
– 50 gr. de manteiga sem sal amolecida
– 75 gr. + 150 gr. de açúcar
– 2 c. de sobremesa de maizena
– 100 gr.  + 50 gr. de miolo de avelã picado
– 4 ovos separados

Preparação:

Pré-aquecer o forno bem quente. Numa tarteira dispôr a massa quebrada. Picar com um garfo, cobrir com papel vegetal com feijões (ou outra coisa que faça peso). Levar ao forno durante 10 minutos.

Entretanto, começa-se a preparar o recheio de chocolate. Derrete-se o chocolate. Mistura-se a manteiga e o açúcar (75 gr.), de seguida adicionar a maizena e as gemas dos ovos. Incorporar as avelãs (100 gr.) e, por último, o chocolate derretido. Tirar o papel vegetal e os feijões da base da tarte e substituir pela mistura de chocolate. Voltar a colocar no forno por mais 10 minutos.

Para fazer o merengue, bater as claras em castelo e ir adicionando progressivamente o açúcar (150 gr.)e, no final o resto do miolo de avelã (50 gr.). Colocar sobre o recheio e voltar a colocar em forno médio durante 45-60 minutos, ou até ficar dourado e com a consistência desejada (a receita original indicava apenas 20-25 minutos, mas eu preferi deixar mais tempo para conseguir uma textura mais próxima do suspiro do que do merengue.


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: