Publicado por: Agnès | Maio 4, 2012

O que fazer quando não apetece ir a Badajoz?

Quando era pequena ia-se a Badajoz comprar caramelos. Mas a viagem é longa e cansativa e às vezes apetece comer caramelos caseiros.

E bons, muito, muito bons…
caramelos final

Caramelos de Leite
(muitos, entre 100 e 200 consoante o tamanho)
Ingredientes:
–  500 gr de açúcar (preferencialmente em pó)
– 250 gr de manteiga sem sal
– 200 ml de natas
– 100 ml de leite
– 1 c. de café de sal
– 1 c. de sobremesa de extracto de baunilha
– óleo q.b.

Preparação:

Forrar um tabuleiro com papel de aluminio barrado com óleo.

Se não estiver a utilizar açúcar em pó passar o açúcar pela picadora. Colocar num tacho alto em lume brando até estar completamente líquido. Entretanto noutro tacho aquecer até começar a ferver o leite, as natas e a manteiga.

Assim que o caramelo esteja líquido e completamente dissolvido adicionar COM MUITO CUIDADO o preparado das natas, leite e manteiga quente. É nesta fase que dá muito jeito um tacho alto, já que a mistura borbulha e sobe consideravelmente. Assusta um bocadinho mas é normal.

Ir mexendo de vez em quando até atingir os 124ºC*. Desligar o lume, adicionar o extracto de baunilha, mexendo bem. Deitar o caramelo no tabuleiro previamente preparado. Deixar secar várias horas em ambiente seco até endurecer (normalmente deixo de um dia para o outro). Quando estiver seco, retirar do tabuleiro, descascar o papel de alumínio e cortar. embrulhar em pedacinhos de papel vegetal.

* Um termómetro de açúcar é um utensílio extremamente útil para todo o tipo de preparados que envolve caramelo. Eu costumo desligar o lume aos 124º já que com o tacho quente ele acaba por atingir os 125º que é o objectivo. Cá por casa gostamos deles não muito duros, caso seja esse o caso é deixar ganhar mais ponto.


Deixe um comentário

Categorias